sábado, 5 de dezembro de 2009
em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores, Portugal
ANGRA DO HEROÍSMO
A encantadora capital da bonita ilha Terceira, Angra do Heroísmo, encontra-se desde 1983 classificada como Património Mundial pela UNESCO, plena de beleza histórica, monumentos, cosmopolitismo, e dona de um ambiente muito próprio.
Situada a sul da Ilha Terceira numa pequena e belíssima baía, Angra tem muito para contar. Esta foi a primeira cidade do Arquipélago dos Açores, elevada em 1534, já na altura uma muito importante e influente localidade, grande ponto de comércio e troca e ponto de escala obrigatório nas travessias transcontinentais, em busca dos "Novos Mundos".
Angra opôs-se com heroísmo ao domínio Castelhano, tornando-se na sede do governo do país entre 1580 e 1583, e com a rendição das forças Espanholas em 1641, granjeou o título de "sempre leal cidade". Topónimo "Heroísmo" deriva das lutas liberais do século XIX, onde Angra pautou pela defesa dos ideais de liberdade.
As suas bonitas e típicas ruas são o reflexo de anos de história, influência dos vários habitantes vindos de variadas regiões, e dos muitos visitantes e negociantes que por tão importante ponto de comércio e troca, pleno de beleza, se apaixonaram. A sua riqueza está também patente nos monumentos, existindo por Angra diversas casas senhoriais e palacetes, como o Palácio Bettencourt, o dos Capitães Generais ou o solar da Madre de Deus, entre tantos outros.
Muito há para ver e conhecer nesta cidade Património da Humanidade, que conta com monumentos como Forte ou Castelo de São João Baptista e o de São Sebastião, que têm guardado a sua costa ao longo dos séculos, sem falar nos outros muito fortes que defenderam a ilha durante séculos, ou as muitas Igrejas, Capelas e Ermidas, cujo expoente máximo é a sé Catedral do século XVI, e também Conventos como o de São Gonçalo do mesmo século, ou mesmo a centralidade e beleza da Praça Vermelha, ponto de partida para a descoberta do riquíssimo Património que a cidade oferece.
Situada no verdejante Arquipélago dos Açores, Angra do Heroísmo prima igualmente pelos seus espaços naturais, como o central Jardim Duque de Terceira, ou o aprazível Parque Municipal do Relvão. Igualmente interessante é o Parque Arqueológico Subaquático da Baía de Angra do Heroísmo, um verdadeiro museu subaquático, com testemunho e vestígios que comprovam a importância estratégica da cidade ao longo dos séculos.
Museus, teatros, Praça de touros, espaços desportivos, entre tantas outras infra-estruturas, monumentos, vistas deslumbrantes, praias... Muito tem Angra do Heroísmo a oferecer e deleitar a visita.
Fotografias Zito Colaço
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário