sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
em Lagos, Portugal.
LAGOS - A ANTIGA JANELA PORTUGUESA PARA O MUNDO
A primeira localidade na região de Lagos, chamada de Laccobriga ou Lacóbriga, foi fundada cerca de 2000 anos antes do nascimento de Cristo pelos cónios. Esta localidade foi conquistada por Cartagineses, Romanos, povos Bárbaros, Muçulmanos e finalmente reconquistada pelos Cristãos, apresentando várias marcas da passagem destes povos, na sua arquitectura, organização física e toponímia.
A história gloriosa da Lagos esteve sempre ligada ao mar. Foi aqui que, no séc.XV, o Infante D.Henrique, "O Navegador", equipou as suas caravelas e abriu caminho para os grandes descobrimentos, sendo que muitos navegadores da história dos Descobrimentos Portugueses são Lacobrigenses (em que o mais afamado será Gil Eanes). Por este facto , actualmente, Lagos intitula-se como "Cidade dos Descobrimentos".
Assim, o pequeno porto de Lagos tornou-se numa janela para o mundo e num ponto de encontro das rotas maritímas internacionais, onde o caminho de muitas culturas se cruzam.
Lagos conservou até hoje o seu espírito cosmopolita, aceitou o desafio dos tempos modernos, porém sem desprezar a herança do seu passado
Actualmente, Lagos é um excelente lugar para todo o tipo de desportos e actividades naúticas. As suas deslumbrantes encostas douradas - a Costa d´Oiro - são um dos motivos mais fotografados de Portugal. Mas o concelho ainda tem muitos mais para oferecer: um rico calendário cultural, uma excelente cozinha local, numerosas actividades de lazer, artesanato tradicional, que não passam despercebidos a história da cidade.
Fotografias Zito Colaço
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário