terça-feira, 23 de março de 2010


Situado na Serra de Monsanto, é o maior espaço verde de Lisboa, com cerca de 900 hectares, ocupando quase a quarta parte da área do concelho, que juntamente com a Tapada da Ajuda, são o "pulmão" da cidade. A ideia de arborizar a serra partiu do engenheiro silvicultor João Maria de Magalhães em 1868, mas foi só sob o governo do Engº Duarte Pacheco que se inicia a sua concretização. Em 1934 foi criado, por decreto, o Parque Florestal de Monsanto e a sua arborização começou em 1938, avançando rapidamente numa extensão de 18Km por 2Km de largura.

O parque inclui inúmeros espaços verdes como a Alameda Keil do Amaral, a Mata de S. Domingos de Benfica, o Parque do Calhau, o Jardim dos Montes Claros, assim como parques infantis e recreativos como o Parque Recreativo do Alto da Serafina, do Alvito e dos Moinhos de Santana. Existe ainda um Centro de Interpretação e vários polos de actividades de aventura e desporto, como o Parque da Pedra e o Parque Aventura (escalada e cordas), o No Ar e sobre Rodas (com ringue e rampas para skates, patins e bmx`s) e o Penedo, com três campos de basket. De âmbito cultural, destacam-se o Anfiteatro Keil do Amaral e o Auditório Espaço Monsanto. Existem no parque cerca de 300 km de percursos pedestres e cicláveis. Quanto às árvores este parque tem principalmente carvalhos, cedros, ciprestes e eucaliptos.

Fotografias Zito Colaço



1 comentário:

A.lourenço disse...

Zito, desculpa que nunca te enviei o texto.tenho andado numa luta terrivel pela preservação do parque e por vezes nem me apetece falar dele.
Deixo-te o texto aqui como comentário.Parabéns uma vez mais pelo teu excelente trabalho.
Grande abraço e desculpa.
Artur

Porque gosto tanto do parque Florestal de Monsanto?
Será porque nasci e cresci no seu interior? Porque fiz cabanas na mata? Porque nele brinquei as escondidas e aos índios e aos cowboys? Porque subia ás árvores e corria pela floresta fora sempre com um sensação de Liberdade enorme? Porque ia frequentemente aos Montes claros ou ao Alvito brincar no mítico avião? Será porque a janela do meu quarto sempre deu para a copa das suas árvores, bem como a janela da escola primária que frequentei? Será porque lá comecei a andar de bicicleta, uma "Vilar" vermelha e ainda hoje das coisas que mais prazer me dá é ir com os meus amigos, os mesmos da infância, dar grandes passeios embora numa bicicleta bem diferente. Será por gostar tanto de árvores ou de conhecer todos os caminhos , todos os trilhos e ainda assim por vezes ser surpreendido por algo que ainda não conhecia? Será pelo cheiro quente a caruma seca no verão, pelas árvores amareladas e pelo ar refrescante do Outono? Será pelo tapete verde e frio, pelo cheiro a terra molhada, pelo prazer de andar pela lama debaixo de chuva e chegar a casa quase irreconhecível no Inverno? Será pela explosão de cores, por tantos tapetes de cor por tanta beleza na Primavera? Será pelo silêncio e isolamento que por vezes só ali se consegue ter numa cidade tão cheia de gente e ruído?
Será pela enorme e fundamental importância deste parque para qualidade de vida em toda a cidade de Lisboa? Será por isso que me irrito cada vez que lhe querem fazer mal?
Sinceramente não sei, sei apenas que gosto mesmo muito deste parque.