domingo, 22 de novembro de 2009

no Redondo, Alto Alentejo, Portugal.





REDONDO

Redondo é uma bonita vila Alentejana, sede de conselho, muito afamado pelos seus produtos em barro e pelo seu vinho de qualidade.
Toda a região do Redondo apresenta vestígios de ocupação desde longínquos tempos da pré-história, com numerosos monumentos megalíticos de grande interesse, como as Antas da Vidigueira, do Colmeeiro, da Venda do Duque e as da Candeeira, entre tantos outros.
As suas ruas calmas e simples, de baixo casario alvo, decorado com uma alegre faixa colorida, respiram a paz de espírito da região Alentejana, por entre interessantes monumentos como o Castelo, as Igrejas Matriz(Séc.XVI e XVII), a da Misericórdia num bonito estilo Manuelino, a do Calvário(Séc.XVII) ou a de Nossa Senhora da Saúde do Século XVII, bem como o precioso Pelourinho da Vida.
A combinação de férteis solos de granito e xisto, possibilitam a produção de um dos maiores bens da região: o vinho, sendo esta uma das regiões de Denominação de Origem Controlada(D.O.C.) do país.
A tradição em Redondo ainda é o que era, produzindo-se ainda hoje artesanato com técnicas bem antigas que o caracterizam, como é o caso da produção de peças utilitárias e decorativas em barro, com decorações muito próprias, algumas com motivos florais, outras retratando a vida rural Alentejana.
Estes dois importantes tipos de produção típica do Redondo, estão patentes nos dois Museus a eles dedicados: o Museu do Vinho e o Museu Barro.
Bem próximo da Vila, fica o bonito Convento de São Paulo, também conhecido por convento de São Paulo da Serra de Ossa, ou Convento D´Ossa, situada na Serra de Ossa, um edifício conventual do Século XIV, hoje em dia transformado num reputado Hotel de luxo.

Fotografias Zito Colaço.

Sem comentários: